GUERRA DE CONQUISTA - I


LIÇÃO 09
GUERRA DE CONQUISTA - I

            O povo de Deus passou quarenta anos no deserto exposto às dificuldades climáticas. Com certeza esse não era o propósito do Senhor, Ele queria renovar aquela geração, tanto é que apenas dois homens que saíram do Egito conseguiram entrar em Canaã. No período vivido naquele deserto, o povo foi obrigado a se defender de muitas nações inimigas, e ao se defender destruiu muitas cidades conquistando-as. embora não fosse esse o seu foco.
            Passado esse tempo, Moisés envelhecera e o dia da sua morte se aproximava. Canaã, terra prometida a Abraão estava muito perto de ser conquistada, mas o Senhor não permitiu ao líder da guerra de libertação do Egito conquistá-la. O plano de Deus era outro, e Moisés foi substituído por outro homem, conhecido como seu servo só que na verdade era um servo do Senhor.

I – O NOVO COMANDANTE

            Certa vez quando o povo estava acampado no deserto, Deus ordenou a Moisés que enviasse doze espiões a Canaã para se certificar da qualidade daquela terra e enxergar seus habitantes. A missão foi realizada com sucesso. Quando os homens deram o relatório afirmaram que a terra era muito boa, e que pelo fato de seus habitantes serem gigantes em relação aos israelitas eles nunca a conquistariam.
Somente dois homens não se acorvadaram, o primeiro foi Calebe, que em meio ao tumulto e aquela sensação de incapacidade que contagiava a todos se posicionou diante de Deus e dos homens tomando a seguinte atitude: Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” Nm. 13.30
O outro homem foi Josué, cujo nome significa o Senhor é a minha salvação, ele falou que: Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde há leite e mel com fartura, e a dará a nós. Nm 14.6. Josué era próximo de Moisés, conhecia as dificuldades de liderar aquela nação, logo este posicionamento contribuiu para que Deus o escolhesse para substituir Moisés. Ao ser escolhido Deus fez o seguinte pacto com Josué: Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Js. 1.5.
II – A PRIMEIRA CONQUISTA

            Assim que Josué assumiu o posto de comandante enviou estrategicamente dois espiões a Jericó, ali eles se hospedaram em casa de uma prostituta cujo nome era Raabe. O rei daquela cidade ficou sabendo que havia dois espiões em sua cidade e tratou logo de resolver aquela situação. Mandou a prostituta expulsar os homens de sua casa, ela mentiu dizendo que não sabia a origem daqueles senhores.
            Era noite e muitos homens de Jericó estavam atrás daqueles dois israelitas. Raabe os escondeu num terraço e antes que eles dormissem aquela mulher lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Js. 2.9. a fama dos israelitas tinha se espalhado por toda Canaã, em verdade a fama não era atribuída ao povo em si e sim ao Senhor daquela nação – o Deus de Israel.
            Jericó era uma cidade localizada do outro lado do rio Jordão era bastante fortificada com altos muros ao seu redor, seus habitantes eram numerosos, seu poder militar poderia até ser superior ao de Israel, mas o Senhor da guerra estava do lado dos descendentes de Abraão e o povo daquela cidade já estavam tremendo pois sabiam que os israelitas se aproximavam.
            O primeiro obstáculo era o rio Jordão, mas quando Deus tem um objetivo todas as barreiras são destruídas. Aquele rio não foi destruído, existe até o dia de hoje, mas suas águas foram separadas de forma sobrenatural de tal forma que Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca. Js. 3.17
            Após aquela travessia o povo de Deus levou 12 pedras do fundo do rio em memória daquele dia e acamparam a leste de Jericó num lugar chamado Gilgal, ali foi construído um memorial, ali todo o povo foi circuncidado, ali a páscoa foi celebrada e ali o Senhor revelou a Josué sua estratégia para destruir Jericó.
            Apesar da inferioridade militar de Israel aquela cidade temeu, fecharam seus portões, ninguém saia e ninguém entrava. Mas o plano de Deus era marchar com a arca da aliança em redor de Jericó uma vez durante seis dias. “No sétimo dia a marcha daria sete voltas na cidade, e sete sacerdotes tocariam trombetas e Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver”. Js. 6.5. E aconteceu como o Senhor ordenou.
            Após a queda dos muros, os israelitas invadiram aquela cidade com tanta sede e fome de vitória que só pouparam a vida de Raabe e de sua família. Era o cartão de visitas do povo de Deus em Canaã. Tudo foi destruído, homem, mulher, criança, idoso, boi, jumento ninguém escapou do fio da espada. Todo ouro, prata e os vasos de metal foram destinados para o tesouro da casa do Senhor, conforme a sua vontade. Por fim atearam fogo em toda cidade e Josué ainda amaldiçoou quem tentasse reconstruir Jericó. Este episódio se espalhou por todas as cidades de Canaã.

III – UMA DERROTA

            A conquista daquela terra estava apenas começando. Israel acampou ali mesmo em Jericó e partiu para segunda conquista. O alvo agora era uma antiga cidade chamada Ai próxima a Betel. Foram enviados dois espiões e constataram que apesar da grandeza da cidade tinha poucos habitantes. Israel não precisava enviar todo seu exército, bastava três mil homens para conquistar Ai sem dificuldades.
            A tropa foi enviada, a batalha começou e foi rápida, pois mesmo com toda a fama dos israelitas os homens de Ai não temeram Israel, feriram alguns soldados hebreus e inexplicavelmente puseram pra correr de sua cidade todos os outros israelitas. Apesar do pacto que o Senhor tinha feito com Josué que ele conquistaria aquela terra.
Naquele dia Israel conheceu a derrota Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se com o rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde. Js. 7.6, e Deus revelou a Josué o que causou a derrota do seu povo.
Quando Israel venceu e destruiu Jericó o Senhor tinha ordenado que todos os despojos fossem destruídos também, apenas o ouro, a prata e os vasos de metal seriam destinados a casa de Deus. Ainda assim, alguém desobedeceu ao Senhor e após um processo orientado pelo Espírito de Deus Josué chegou até um homem chamado Acã que confessou: quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. “Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo”. Js. 7.21. Resultado: morreu ele e toda a sua família apedrejados e queimados.
IV – A REVANCHE

            O Senhor já tinha provado a obediência de seu exército, agora tinha chegado o momento de revidar aquela derrota. Ai tinha que ser destruída. O Plano de Deus foi uma emboscada, na qual seria permitido aos israelitas despojarem o que quiserem. Josué então escolheu trinta mil soldados para avançar contra Ai. A reputação de Israel diante de Canaã estava em jogo.
            Numa noite Josué, enviou os trinta mil homens para uma emboscada atrás da cidade onde ficaram escondidos até o dia amanhecer. Pela manha após passar as tropas em revistas, Josué enviou mais cinco mil homens para frente de Ai onde armaram acampamento e passaram a noite, naquela madrugada Josué foi até o vale e o rei de Ai ficou sabendo de toda movimentação do exército de Israel.
            O sol ainda não tinha nascido quando os homens de Ai saíram da cidade para atacar os israelitas, eles orientados pelo Senhor forjaram uma fuga, e o exército de Ai na presença do seu rei acreditavam que os perseguia, logo todos os homens de Ai foram convocados a perseguição.
Quando se distanciaram o suficiente permitiram aos israelitas realizarem a segunda parte do plano de Deus. O Senhor ordenou que Josué estendesse a lança em direção de Ai e começou a emboscada. Os homens que estavam atrás da cidade saíram de seus esconderijos invadiram a cidade destruindo e despojando tudo o que encontravam pela frente, pois o exército de Israel estava na presença de seu Deus.
            Os homens daquela cidade quando perceberam que a cidade estava sendo destruída, uma vez que, o povo de Deus a incendiou, tremeram logo os homens de Israel que simulavam uma fuga, pararam e voltaram ao encontro daquele exército. Por outro lado, os homens que tinham destruído a cidade foram ao encontro dos outros no vale e a batalha foi impiedosa. Israel não permitiu que nenhum escapasse. Apenas o rei foi capturado e levado a presença de Josué.
            Saldo da guerra: doze mil homens e mulheres mortos, todos os moradores de Ai. O rei fora enforcado num madeiro, depois de morto foi lançado na porta da cidade. Todo o gado foi despojado, e tudo que tinha algum valor foi despojado.
            A guerra para os vitoriosos fortalece o espírito, revigora, abre os horizontes faz o povo enxergar o seu potencial, faz uma nação comemorar. E Israel comemorou com a edificação de um altar de pedras para holocaustos ao Senhor e sacrificarem sacrifícios pacíficos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário