A BÍBLIA



LIÇÃO 01
A BÍBLIA SAGRADA

            Os cristãos evangélicos também são conhecidos no mundo inteiro como uma “religião de livro”. Há outras religiões que são baseadas em escritos sagrados, são elas: o catolicismo, com a Bíblia sagrada católica; o judaísmo com o torah e o mulçumanismo com o alcorão. Nós que somos salvos pelo sangue de Jesus cremos que a Bíblia Sagrada é a autêntica Palavra de Deus. Por esse motivo nos reunimos aos domingos pela manhã em todas as igrejas evangélicas para estudarmos os textos deste livro sagrado na EBD – Escola Bíblica Dominical.
            Neste ciclo de estudos o nosso tema será Guerras Bíblicas. No entanto, é preciso ter convicção de que a Bíblia é a Palavra de Deus, conhecer sua história, a sua divisão, a classificação de seus livros, o significado real na vida do adolescente evangélico e porque apesar deste livro ser tão antigo seu conteúdo permanece atual.

I - PREMISSAS BÁSICAS

1.      A palavra bíblia é de origem grega e significa rolo ou livros. Foi aplicada aos livros sagrados por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, entre 398 e 404 A.D.
2.      Antes de a Bíblia ser escrita, seu conteúdo era transmitido de pai para filho, de geração a geração, contudo o número de pessoas aumentara, e muita gente precisava saber dos feitos de Deus, e essas histórias corriam o risco de serem aumentadas ou diminuídas. Assim Moisés, inspirado por Deus, escreveu a Lei do Senhor e ordenou que fosse lida para o povo, de tempo em tempo.
3.      A Bíblia é dividida em dois blocos, o Antigo Testamento escrito originalmente em hebraico e em algumas passagens em aramaico; e o Novo Testamento que foi escrito em grego. A divisão em capítulos e versículos é atribuída ao cardeal Hugo, ou ao arcebispo Langton, no século treze.
4.      Como é que lemos a Bíblia em português? Há duas traduções dos textos originais muito conhecidas: a Septuaginta, onde setenta homens traduziram o Antigo Testamento para o grego, e a Vulgata, que é uma tradução para o latim. Mas, graças a João Ferreira de Almeida, português, missionário, calvinista, a Bíblia foi traduzida para o idioma português. Ele realizou um excelente trabalho ao traduzir todo o Novo Testamento do Grego e o Antigo Testamento, do hebraico, até parte do livro de Ezequiel, pois morreu antes de concluí-lo.

II - CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS

            A Bíblia utilizada por nós evangélicos contém 66 livros, dos quais 39 estão no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. Geralmente eles são classificados assim:
a-      Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio;
b-      Livros Históricos – no Antigo Testamento: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. No Novo Testamento: Atos dos Apóstolos;
c-      Livros Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão;
d-     Profetas Maiores – Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel;
e-      Profetas Menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias;
f-       Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João;
g-      Epístolas – Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II, III João e Judas;
h-      Revelação – Apocalipse.

III - O QUE É A BÍBLIA?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,” II Tim. 3.16

            Para nós, evangélicos, a Bíblia é contém os textos divinamente inspirados, que nos fazem entender melhor o que Deus espera de cada um de nós, e nos revela as maravilhas que o Senhor tem preparado e prometido para nós os seus guerreiros.
            Sim para nós os seus guerreiros, pois em Efésios 6.17b está escrito: “...e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”, portanto a Bíblia é uma espada, uma arma de ataque, com a qual nós atingimos e abatemos nossos inimigos com a verdade, porque “A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas”Sl 119:160
            E pelo fato da Bíblia ser uma espada, nós os guerreiros devemos saber utilizá-la, para tanto, é preciso ler constantemente, meditando, buscando a santidade, se esforçando para fazer a vontade de Deus expressa em João 17.17 que diz:“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
            Somos guerreiros santos, chamados e escolhidos pelo Senhor para lutar contra os demônios, por esse motivo, não somos covardes, e não devemos ter em nossa vida nada que venha nos envergonhar, pelo contrário tudo que fazemos deve ser baseado na Palavra de Deus porque em II Timóteo 2.15 está escrito: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
            Somos guiados por Deus nesse mundo de trevas. Imagine que você vive numa civilização onde não existe energia elétrica, o fogo não é conhecido, lanternas a pilha nem em sonhos, e em muitas noites o céu se encontra coberto de nuvens, sem estrelas, sem a lua, um verdadeiro “breu”. De repente você tem que se deslocar de sua casa para algum lugar distante, justamente numa dessas noites, e você não pode esperar até dia amanhecer. Qual é a sua sensação neste momento?
            No mundo espiritual vivemos uma situação semelhante. A sociedade do século XXI está totalmente mergulhada na escuridão do pecado. Enxergamos crianças e adolescentes presas aos vícios do álcool, dos tóxicos, praticando a prostituição, o homossexualismo, a violência e por que enxergamos? Porque cremos no que está escrito na Bíblia e isso faz toda diferença, uma vez que, “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” Sl. 119.105
            A Bíblia por ser a Palavra de Deus, por ser a Espada do Espírito, por ser a Verdade ela não é um livro qualquer, um livro morto, com apenas um conteúdo histórico e sem efeito algum na vida do ser humano. A Bíblia é algo superior a matéria, “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração, Hb 4.12.
            Portanto, diante de tanto esclarecimentos sobre a Bíblia e com base na própria Palavra de Deus, devemos seguir o exemplo do rei Davi que declarou em Salmos 119.127: “Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.” E amar o conteúdo vivo deste livro sagrado.
  IV – ATUALIDADE DA BÍBLIA

            Houve um tempo na história humana que só quem tinha acesso a Bíblia Sagrada eram as autoridades eclesiásticas, isto é, os padres, os bispos, os cardeais, os arcebispos e até mesmo o papa. As versões que existiam se encontravam no idioma latim, e o povo não tinha conhecimento dessa língua.
            Hoje em dia é diferente, existem diversos tipos de Bíblias, dos mais variados modelos e tamanhos, de múltiplas cores e inclusive de diferentes traduções. A NVI – Nova Versão Internacional, A Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia da Mulher, Bíblia na Linguagem de Hoje, Bíblia do Estudante, Bíblia do Adolescente e da Adolescente, etc.
            Sabe-se que a Bíblia é um livro que possui mais de vinte séculos de idade, e ainda assim é o livro mais lido no mundo, parece que o tempo não afeta este livro sagrado. Segundo o Salmo 119.91 “Conforme as tuas ordens, tudo permanece até hoje, pois tudo está a teu serviço.” Logo, temos a certeza que as ordens do Senhor contidas na Bíblia são eternas, atualizadas instantaneamente de geração a geração.
            Muitos fatores contribuem para a atualidade da Bíblia, entre os quais podemos citar:
·         O Autor é Eterno;
·         O assunto central da Bíblia é o Senhor Jesus;
·         O problema do ser humano é o de sempre: o pecado.

Tudo que é notícia na TV, no Rádio, na Internet hoje não é novidade para aqueles que lêem a Palavra de Deus, pois alguns relatos bíblicos registram que naquele tempo a humanidade já praticava:
·         Homicídios – Gn 4.8
·         Prostituição – Gn 19.5
·         Desamor – II Rs 21.6

A Bíblia é a nossa regra de fé e prática, devemos ter cuidado com a interpretação da mesma, para não continuarmos na escuridão, desarmados, envergonhados e principalmente devemos praticar tudo aquilo que o Espírito Santo nos faz entender, devemos seguir o conselho de Tiago: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” Tg. 1.22.



Nenhum comentário:

Postar um comentário